ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Somos por um Partido de cidadãos comprometidos com um ideário

Para poder voltar a ser o eixo central da acção política em Famalicão, o PS tem de corrigir alguns erros do passado, repensar a forma como está estruturado e melhorar substancialmente o relacionamento com os cidadãos, a começar pelos militantes e autarcas socialistas nas freguesias.
Não podemos manter o actual estado de desorganização interna, que leva a que a maioria dos cerca de 3.000 inscritos no PS em Famalicão continue a sê-lo sem manifestar qualquer gesto de comprometimento ou vontade de militância. Ninguém é obrigado a estar inscrito num partido político. Mas, a inscrição no PS obriga – nos termos dos estatutos – ao cumprimento de requisitos mínimos, tal como o pagamento de uma quota anual de 12,00 € (1 euro/mês).
É nossa intenção propor ao Partido que delibere, no âmbito da Comissão Política Concelhia, proceder à eliminação dos ficheiros, depois de notificados os interessados para a situação, dos inscritos que não cumpram esse requisito mínimo. Nós sabemos que muitos dos actuais inscritos no PS são meros contribuintes passivos e estão perfeitamente desinteressados da vida política; alguns nem serão, sequer, socialistas, mas conhecem-se as suas dependências em relação a alguns “senhores doutores” dos sindicatos de voto que mais parecem pastores a cuidar do seu rebanho. Esse tipo de práticas deve ser banida do nosso Partido! Está em causa da saúde política e a credibilidade da Concelhia.
Mas outros aspectos há a rever e a melhorar. A forma como a Comissão Política vem funcionando, por exemplo. Há muito a fazer nesta matéria, a começar pelo apoio aos autarcas de freguesia e à formação e retenção de quadros, sendo desejável que a CPC não viva politicamente apenas em função da pessoa do seu Presidente.
Aliás, as eleições que se avizinham são para a CPC e não para o Presidente da CPC. A Comissão Política é um órgão colegial, composto por 61 pessoas, eleitos pelas várias listas concorrentes. Estamos, portanto, convictos que o Partido só terá a ganhar com o debate interno e a confluência de pensamentos; sobretudo, se tais pensamentos partirem de cidadãos e socialistas livres e empenhados na afirmação dos valores e dos princípios do socialismos democrático, que querem dar contributos, pela positiva, e interessados em levar à prática ideias e propostas que visam FORTALECER O PS PARA GANHAR FAMALICÃO!

Sem comentários: