ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

terça-feira, 23 de março de 2010

CONSCIENCIA

“Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente ou do pensamento humano. Ser consciente não é exactamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte.”
Esta definição de consciência retirei-a eu da Wikipédia.
E fui à procura dela porque, um destes dias, a minha filha, de 16 anos, me pediu ajuda para encontrar uma associação ambientalista em Famalicão.
O pior foi tomar consciência de que nós famalicenses não temos consciência cívica. Na escola disseram-lhe que não têm conhecimento de nenhuma.
Eu sabia que um velho amigo, o Dr. Joaquim Loureiro, estava de algum modo ligado à QUERCOS. Procurei-o. Claro que estava disponível para ajudar. Fez questão de sair de casa numa destas noites frias, para explicar a uma jovem o que é consciência cívica… Ouvi-lo é um estímulo. A cadência com que, literalmente, atira para cima da mesa do café os problemas ambientais que grassam um pouco por todo o concelho é, no mínimo, preocupante. Existem tantos, que até dói.
Preocupante é, também, a tomada de consciência do que somos, enquanto sociedade.
Não temos associações ambientalistas…ou se as temos, têm tanta influência que não são conhecidas nas escolas…
Não temos associações cívicas, que promovam discussão política (ressalvo as 4º feiras do povo)…
Em que tipo de sociedade nos estamos a transformar? Será que nos estamos a transformar numa “Sociedade Sem Consciência”?
Se a definição da Wikipédia estiver correcta, parece-me bem que sim!!!
Se os nossos jovens se limitam a pensar em Ambiente ou Politica, quando têm de apresentar um qualquer trabalho escolar, se homens como o Dr. Loureiro já não são ouvidos, se a politica local se resume ao confronto de peões, sem discussão de ideias, parece-me bem que não estamos a “Ser no mundo e do mundo”….

Sem comentários: