ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O futuro somos nós que o determinamos!

50 mil cidadãos na Estónia acabaram com dez mil pequenas lixeiras espalhadas pelo país. Num único dia, 3 de Maio de 2008, fizeram o que custaria ao Estado três anos de trabalho e 22 milhões de euros.
Amanhã mais de cem mil portugueses vão varrer o país, literalmente, libertando-o de uma das maiores chagas da sua paisagem: os depósitos ilegais de entulhos, electrodomésticos, plásticos, pneus e outros testemunhos históricos da falta de civismo.
A ideia inicial transformou-se numa das maiores mobilizações colectivas de sempre em torno de uma causa ambiental.
Ironicamente, nenhum dos três fundadores do projecto Limpar Portugal pertence a uma associação ambientalista.
O movimento opera com uma estrutura informal, sem estatutos, nem burocracias, e sem dinheiro. Todos os apoios obtidos são em espécie ou em serviços.

Para aqueles que em Portugal já viraram as costas à luta. Para os que já resignaram e não acreditam que a capacidade para mudar o país, o concelho ou a freguesia está em cada um de nós, o projecto "Limpar Portugal" é a prova provada que o futuro passa necessariamente pela intervenção cívica e empenhada de cada cidadão. É com este espírito que apenas três cidadãos conseguem amanhã mobilizar mais de 100 mil portugueseses para Limpar Portugal.

Sem comentários: