ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pérolas ( I )


“(...)

Esta é uma candidatura do primado do colectivo e que representa a expressão política dos militantes de base do PS de V.N. de Famalicão nas suas 49 freguesias.

(...)

Pretendemos que em V.N. de Famalicão o PS seja capaz de protagonizar um espaço de debate político onde se privilegiam as ideias, os projectos e a estratégia política para o alcance das vitórias, renegando quaisquer lógicas de confrontos pessoais.

(...)

Consideramos que o PS deve ser um partido aberto, democrático e plural que não se esgote em si mesmo. Um PS que seja capaz de se abrir a todos quantos queiram dar o seu contributo e participar, valorizando e respeitando as diferenças de opinião. O PS tem de encetar um permanente diálogo com os agentes sociais e económicos da sociedade civil, revelando-se como fundamental a dinamização do Gabinete de Estudos.

(...)

Temos de modernizar os métodos e acção do PS. Desde logo, com recurso a novas tecnologias e a uma nova imagem. Há que fomentar tertúlias e blogs, bem como o uso das novas tecnologias. Tem de se sair com o PS para a rua, criando-se aquilo a que chamamos “espaços PS”. Há que ter imaginação nas iniciativas políticas e no modo de comunicar interna e externamente.

(...)

Não se podem filiar militantes, muitas concretizar o apoio político aos militantes, passando muita pela oferta de acções de formação política.das vezes integrá-los em listas, e depois pura e simplesmente abandoná-los. Há que

(...)

a organização concelhia do PS deve tornar-se um parceiro activo de todos e de cada um dos eleitos às diferentes assembleias de freguesia, acompanhando a par e passo o trabalho dos nossos eleitos locais.

(...)

Reveste-se, pois, da maior importância a nomeação de equipas de coordenação de grupos de freguesias que, devidamente assessoradas por elementos do secretariado do partido possam tornar exequível tal desiderato.
Posto isto, a candidatura assume o compromisso de realizar no primeiro semestre de 2006 o 1º FÓRUM AUTÁRQUICO DE FAMALICÃO onde todos os eleitos aos diversos órgãos do município tomarão parte, onde se apresentará um plano de acção devidamente estruturado e onde se dará conhecimento da metodologia e procedimentos a implementar.

(...)

Sem descurar, no imediato, as presidenciais, toda a estratégia do PS de V.N. de Famalicão terá de passar pela preparação de condições favoráveis à vitória do PS nas próximas eleições autárquicas.”

Estes são apenas alguns excertos da moção de estratégia apresentada em 2006 pela candidatura encabeçada por Nuno Sá. Foi neste ano, julgo eu, que tivémos umas eleições na sede e outras numa roulotte... A expressão "primado do colectivo" é brilhante. Mais ninguém se lembraria de ousar pensar em tal coisa...

Sem comentários: