ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Porque perdemos?

Perdemos porque provavelmente os militantes entenderam que não apresentámos a melhor equipa a sufrágio. Porque provavelmente entenderam que não apresentámos o melhor projecto nem utilizámos as melhores estratégias para os mobilizar e persuadir da razoabilidade das nossas ideias e do nosso plano de acção.
Os resultados foram claros como claros foram nas últimas eleições autárquicas. É assim em democracia. Parabéns ao Dr. Fernando Moniz e à sua equipa!
Claro que também perdemos por outros motivos que têm a ver com o funcionamento orgânico do Partido Socialista. Mas esses motivos terão (passada a febre eleitoral e conhecidos os resultados finais) que ser fundamentalmente discutidos nos órgãos próprios do partido. Foi também para isso (penso) que um grupo de militantes votou na lista C e elegeu 5 representantes desta lista para a Comissão Política Concelhia. E é também para essa empreitada que eu (e os meus colegas de lista), sendo um desses representantes, conto com o espírito aberto de Fernando Moniz e dos restantes elementos da Comissão Politica Concelhia para os discutir e resolver, a bem do futuro do próprio partido e da população do Concelho de Famalicão que precisará, a curto ou médio prazo, de uma alternativa séria e credível ao actual poder laranja - o Partido Socialista.

2 comentários:

C. de Sousa disse...

Caro Sérgio,
Subscrevo, no essencial, as suas explicações para a nossa derrota anunciada e quero crer que o nosso camarada Fernando Moniz não deixará de ter em conta a sua disponibilidade e qualidade de pensamento.
Permita-me, porém, que não o acompanhe nas esperanças e votos que faz. Depois do que vi sábado, este PS não vai lá, infelizmente. Talvez por isso precise cada vez mais de si do que de mim. Estou "queimado" - porventura, velho e gasto -, como ontem me dizia ao telefone um valentão militante socialista a coberto do anonimado (o n.º era privado, pelo menos). Agora e por uns tempos, estou vacinado e tenho mais que fazer. Tornei-me mais livre e racional: estou com Manuel Alegre e vou levar essa minha opção até às últimas consequências, embora correndo o risco de reeditar 2006 e voltar a trilhar um caminho diferente do PS. Se assim tiver de ser, colocarei, uma vez mais, o meu lugar à disposição. Desta feita, porém, não do líder concelhio, mas dos elementos do fabuloso grupo de abnegados militantes do PS que conseguimos reunir para aqui chegar. Tudo porque, ao contrário de uns quantos, fazemos questão de sermos cidadãos antes de sermos militantes e de pensar pela nossa prória cabeça. Será crime?
Grande abraço do

Carlos de Sousa

Sérgio Cortinhas disse...

Carlos, permita-me dizer duas coisas sobre o seu comentário. Primeiro que o objectivo principal da nossa candidatura que está escrito - participar de forma crítica e construtiva na CPC - foi conseguido. Isto não significa, para mim, que nestas eleições não tenha havido vencedores e vencidos e, por isso, devemos compreender e interpretar a vontade dos militantes expressa claramente nestas eleições (dos que votaram em Fernando Moniz e dos que votaram em nós).
Por outro lado, para mim, só está queimado quem desiste. É por isso que estão "queimados" muitos famalicenses e muitos portugueses que se demitem das suas responsabilidades de cidadania preferindo a indiferença face à política e o insulto à mãe dos políticos, no sofá, frente a um ecrân de televisão, em vez de participarem activamente no sistema.
O Carlos Sousa não está nesse grupo de "queimados" porque com entusiasmo e abnegação lutou por este projecto e julgo que continuará a lutar.
Um abraço
Sérgio Cortinhas