ganharfamalicao@gmail.com

Estamos abertos ao debate de ideias. O endereço acima está disponível para quantos, militantes do PS ou simples cidadãos atentos, acham que têm um contributo a dar na gestão da coisa pública na terra que é a nossa por nascimento ou adopção.

domingo, 25 de abril de 2010

No melhor discurso do Presidente Cavaco, faltou um VIVA OS CAPITÃES DE ABRIL!

Cavaco Silva fez esta manhã, na sessão solene evocativa do 36.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, o seu melhor discurso desde que está na Presidência.
Sem ser contundente com o Governo e a pensar na reeleição, claramente, "bateu" nos temas certos, verberando, também ele, os salários e bónus imorais dos gestores de algumas grandes empresas e inscreveu, definitivamente, como prioridades nacionais duas ideias fecundas: o mar como factor de valorização económica de Portugal e o potencial criativo e a riqueza cultural do Porto e da Região Norte.
Não posso deixar de estar mais de acordo com o Presidente no essencial desta mensagem de futuro que deixou ao país, mas no plano político imediato prefiro destacar a referência a Salgueiro Maia. O reconhecimento presidencial poderá ter chegado tarde, como sublinhou Manuel Alegre aos jornalistas, nos "passos perdidos" de S. Bento, mas ficou-lhe bem recordar o exemplo do mais generoso Capitão de Abril e fazer mea culpa no coração da Casa da Democracia. Por isso, embora aplaudindo Cavaco Silva, venho aqui gritar bem alto, como ouvi o meu Pai fazer há 36 anos, na Baixa do Porto: VIVA O MFA! Viva os Capitães de Abril!

(ilustro este post, propositadamente, com um dos mais reconhecidos cartazes do MFA, que a 5.ª Divisão distribuiu por todo o país em 1974, da autoria de João Abel Manta)

Sem comentários: